pandemia

Tupanciretã tem decreto que libera uso de máscara em ambientes ao ar livre

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (arquivo/ Diário)
Em Tupanciretã, máscaras continuam obrigatórias nas escolas

A prefeitura de Tupanciretã liberou, em um decreto assinado na manhã desta segunda-feira, o uso obrigatório de máscaras em ambientes externos, ou seja, em locais abertos. A decisão foi tomada após análise do Centro de Operações de Emergência (COE) do município, procuradoria jurídica e prefeitura e já entra em vigor nesta segunda-feira. Essa é a segunda cidade da região a liberar o uso de máscaras. No sábado, Agudo liberou uso em ambientes externos e internos. 

Em Tupanciretã, o uso de máscara segue obrigatório em ambientes fechados. Em locais de atendimento em saúde, públicos e privados, o uso também segue obrigatório aos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Pessoas com sintomas gripais ou com confirmação de Covid-19, devem usar a máscara obrigatoriamente, assim como pessoas contatantes de quem tem a doença ou a suspeita dela. 

No ambiente escolar, também segue obrigatório o uso de máscara, assim como no transporte de estudantes e transporte coletivo. O prefeito do município, Gustavo Terra (Progressistas), em live na página da prefeitura, disse que até cogitou liberar o uso de máscaras em ambientes internos, mas por uma orientação jurídica, o decreto só permite não usá-las ao ar livre. 

- Tentei tornar desobrigatória em ambiente interno, porque inclusive em Brasília, no próprio Palácio do Planalto, ninguém mais usa máscara, incluindo em reuniões, e eu acho uma incoerência essa disparidade entre teoria e prática. Para adequarmos a teoria à nossa prática diante da realidade epidemiológica do município, eu provoquei essa situação, mas obtive parecer jurídico desfavorável quanto a obrigatoriedade em ambientes internos. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Brasil já confirmou dois casos da Deltacron, diz ministro

Próximo

Pronto-Socorro do Husm segue superlotado e com pacientes nos corredores

Saúde